Construindo um mixer | Síntese Sonora

Síntese Sonora Ilustrada

Aprenda a fazer um mix de forma tão simples que parece brincadeira de criança.

Sem dúvida o ambiente Reaktor é uma ótima ferramenta para lidarmos com áudio de maneira mais íntima, ambrindo nossas mentes para temas como eletrônica, matemática, mixagem…

Muitas ferramentas básicas podem ser feitas com o soft da alemã Native Instruments. E é claro que tá cheio de programas disso aí no mercado, mas o Reaktor não é meramente pra quem quer coisas prontas, e sim deseja construir, aprender fazendo. Transpondo para informática, um profissional que lide com Reaktor se parece mais com uma desenvolvedor de software do que o mero usuário final.

Mix 6 Canais: botões dispostos verticalmente para acomodar melhor na tela do Reaktor e não tirar espaço dos synths.

Reaktor - Mix 6 canais
Reaktor – Mixer com 6 canais verticais.

Mix 8 Canais:

Reaktor - Mix 8 canais
Reaktor – Mix com 8 canais.

Criando um mixer…

Neste exemplo criamos um mixer que funcionará como qualquer hard de estúdio, portanto ligaremos synths e baterias eletrônicas nele e mixar, claro!

Entendendo as “telas” do Reaktor:

As três “áreas” de visualização do Reaktor.

Instrumentos Situada à esquerda, é onde está o Mix (o objeto quadradinho). Nele podemos ler entradas 1,2, 3 e 4; além da famosa saída L e R, comum a qualquer mix. Já o objeto comprido ao lado é a saída de áudio do computador, que embora haja 16 dependerá de seu sistema físico (placa, interface…).
Nesta área poderia constar outros aparelhos (synths, baterias, FXs…) e resumindo: ela equivale ao nosso estúdio, com nossos equipamentos.

Intrumento (visto por dentro) Área central, onde está cheia de pequenos objetos; estes, são os componentes como botões rotativos ou deslizantes, leds, chaves (“interruptores”).

Instrumento (a “cara” dele) É o de cor creme (creme?!) na direita. A aparência física do aparelho, layout, interface visual…  Entende-se como “o projeto final”. É o produto, o que de fato utilizaremos em nossas músicas. Equivale ao seu plugin.

[oes: tit ?]


Aprenda Programação - HTML - JS - CSS
Veja também:
Curso Síntese Sonora Ilustrada.

Deixe um comentário