SynthEdit

Que tal criar seu próprio VST?

Sendo um shareware criado por 🇳🇿 Jeff McClintock, o SynthEdit pode ser visto como um sintetizador modular ou uma VPL.

 O foco do SynthEdit é criarmos synths VSTs (que em essência são softwares), mas sem termos de entender de linguagens de computação.

Ao invés de usarmos uma linguagem, como C por exemplo, e escrevermos códigos e mais códigos através de um Editor de Códigos, utilizaremos a ideia dos ícones (objetos como módulos). Ou seja, desenvolveremos o nosso synth com mouse, tal como fazemos pra mexer no Windows ou qualquer computador.

Por volta do ano 2000 podia-se utilizar a versão demo do soft SynthEdit, que ainda sim exportava o seu trabalho final como um arquivo .dll. Esse .dll podia ser instalado no Cubase, e com isso tínhamos o nosso software sintetizador criado “rodando” na nossa DAW como um plug-in VST.

Design de som: síntese computacional: softs SynthEdit e Reaktor 3. O soft Reaktor é semelhante ao SynthEdit. Nessa imagem há uma aplicação: um conversor de subgrave (de uma gravação stereo) para mono.

Note que é o mesmo circuito criado, tanto em SynthEdit como no Reaktor.

Ambos são parecidos. Veja o caso dos fios que vão ligando um componente ao outro. Tudo feito usando objetos, de maneira gráfica.

⚠️ O Reaktor 3 não cria o arquivo .dll (o plugin VST em si), sendo que o sintetizador desenvolvido por você deve rodar ‘dentro’ do próprio Reaktor; portanto, algo diferente do SynthEdit.

SynthEdit - Simulador TR808 M-jop

Simulador de TR808.
Chamado de M-jop, foi criado em SynthEdit e aqui aparece “rodando” numa DAW, evidentemente como plugin VST.
Somado aos sons de 808, há 909 e outras baterias.

Além do SynthEdit há outros bem semelhantes: veja Como criar um VST?


Aprenda Programação - HTML - JS - CSS

Veja também:
Curso Síntese Sonora Ilustrada.
[oes: tit ok]