Um guia básico sobre o monitor de estúdio.
Um monitor de estúdio é uma ferramenta especial num estúdio, então preparamos uma lista com várias marcas. Mais abaixo temos uma comparação entre alguns modelos, isso no intuito de observamos as características técnicas deles.
Embora num estúdio caseiro não se tenha uma sala apropriada para pré-masterização, por ex., é válido ter o melhor equipamento possível no intuito de ficarmos o mais próximo do ideal, do real.
by HomeDJ, 2005.
Monitoração
(2ª Parte)
No Estúdio
Na monitoração, que são exatamente as caixas de som, é de grande importância que você ouça o que realmente está sendo executado, portanto se torna quase impossível gastar pouco nesse item do estúdio. As caixas acústicas apropriadas para a monitoração em estúdios (ou home studios) normalmente são de 2 ou 3 vias; e mais caras que as caixas comuns, porém dispõem de uma qualidade de áudio bem superior.
Tempos atrás se utilizava muito a monitoração Alesis, a qual era composta de um par de caixas Monitor One e amplificação de RA100. Hoje em dia há outras opções mais sofisticadas e atuais. Conforme mencionado anteriormente _ quando falamos sobre os amplificadores_ a melhor monitoração é com as caixas de monitor já amplificadas (bi-amplificadas).
Algumas pessoas também usam uma outra monitoração “mais podre”, e trabalhando junto com a monitoração principal. Em vídeo isso é mais comum, pois como grande parte dos televisores não possuem bons alto falantes, e até mono, os produtores usam em seus estúdios monitores semelhantes para ter uma noção mais exata do que as pessoas irão ouvir. Um outro exemplo é numa rádio, onde o técnico além de colocar a monitoração habitual também providenciou um receiver, e este é ligado independentemente do estúdio da rádio, pegando o sinal externamente. Com isso, todos poderão monitorar de dentro do estúdio o que realmente as pessoas (e os clientes) irão ouvir na rua, em casa, no carro, etc. É bom lembrar que o uso desses monitores secundários em home studio não é muito adotado, aliás é quase que uma raridade; no entanto é uma dica que pode ser útil em alguns casos.
No mercado também há as caixas blindadas. Um monitor desse tipo pode ficar próximo a aparelhos de vídeo, fitas, etc. Principalmente no caso de fitas e disquetes de computador (na época que era mais comum o uso) isso era de especial importância, pois os disquetes corriam riscos de serem danificados por causa do campo magnético das caixas comuns.
Outro ponto! É bom ficarmos atentos se o sinal está chegando em proporções iguais para os canais L e R. Deve-se também observar o material de construção (de tweeters e woofers) e características técnicas como resposta de freqüência, etc.
Posicionamento indicado? A altura ideal das caixas é cerca de 1.40m do chão, isso porque é mais ou menos a altura do ouvido de uma pessoa sentada à frente das caixas de monitoração. Já a distância entre as duas caixas, esquerda e direita, deve ser mais ou menos a mesma distância para o ouvinte (no caso, o técnico), que está situado bem na frente delas, formando um triangulo de três lados iguais.
Monitores de estúdio: marcas e modelos
Que tal agora conhecer dezenas de monitores de uma só vez?
Segue uma lista baseada no site Estúdio596.com, lembrando que há alguns casos premiados (🏆).
🇺🇸
Alesis.
Monitor One 🏆 1994.
Monitor One MKII (foto).
🇩🇪 ADAM.
Audio T8V 🏆 Winner 2020.
ADAM F7 🏆 2014.
ADAM A7Xs 🏆 2010.
ADAM A7X 🏆 🏆 2011, 2012.
ADAM Audio A7 🏆 Studio Monitor (near-field), 2007.
ADAM Audio F7 🏆 Studio Monitor, 2013.
ADAM A77X 🏆 Studio Monitor, 2016.
ADAM Audio T Series 🏆, 2018.
ADAM A77X 🏆 2016, 2016.
ADAM A8X 🏆 2017.
ADAM S Series 🏆, 2018.
ADAM Audio A77x 🏆 Studio Monitor Technology, 2012.
🇺🇸 Altec Lansing.
Veja Monitores de Estúdio Clássicos.
• Ashdown NF-1 e NF-2.
• Auratone.
Veja Monitores de Estúdio Clássicos.
• Audix.
🇺🇸 Barefoot.
🇩🇪 Behringer.
🇬🇧 B&W DM602 S3.
• DAS Monitor 6 & Monitor 8.
🇩🇰 Dynaudio.
Dynaudio BM5 & BM10.
Dynaudio Lyd 48.
Dynaudio LYD Series 🏆 Winner, 2016.
🇨🇳 Edifier.
🇫🇷 Folcal.
Folcal (Twin6 / Sub).
Focal Shape Twin 🏆 highly-commended, 2019.
Focal Trio11 Be 🏆 2020.
Focal CMS-50 🏆 2008.
Focal CMS-50 🏆 Studio Monitor (Near-Field), 2009.
Focal CMS 65 🏆 Studio Monitor (Near-field), 2010.
Focal SM9 🏆 Studio Monitor (Near-field), 2012.
🇫🇮 Genelec 1031A (1991) (foto).
Genelec 8050A 🏆 Studio Monitor, 2006.
Genelec 8260A 🏆 2011.
Genelec M-Series 🏆 2014.
Genelec 8351A 🏆 2015.
Genelec 8340A 🏆 2017.
Genelec 8320A 🏆 2016.
Genelec 8350A 🏆 2019.
Genelec S360 🏆 highly-commended, 2020.
Genelec 8240A DSP 🏆 2013.
Genelec M-Series 🏆 2015.
Genelec The Ones 🏆 highly-commended, 2018.
Genelec 8050A 🏆 2005.
Genelec 7070A Active Multichannel Sub 🏆 2003.
Genelec 8200/7200 DSP Series, 2007.
Genelec SE DSP System 🏆 2008.
Genelec 6010/5040 Desktop Audio System 🏆 2009.
Genelec 8260A 🏆 2010.
Genelec 1238CF 🏆 2011.
Genelec M Series 🏆 2013.
Genelec 1038A 🏆 1993.
Genelec 1030A 🏆 1995.
Genelec 1039A 🏆 1996.
Genelec 1029A/1091A 🏆 1997.
Genelec 1036A 🏆 2000.
• Hafler TRM.
• HEDD.
Series One.
HEDD Type 07.
• IKey.
🇺🇸 JBL.
JBL Control 5 (foto).
JBL LSR6300 Series 🏆 2004.
JBL LSR4300 Series 🏆 2006.
JBL 306P MkII 🏆 Winner, 2019.
JBL 4200 Series Studio Monitors 🏆 1992.
JBL LSR 28P 🏆 1999.
Veja Monitores de Estúdio Clássicos.
• Kali Audio LP-6.
• Klipsch Professional.
🇺🇸 KRK Systems.
V8
Monitor ativo.
🇺🇸 Mackie.
HR824 (foto).
Mackie HR-624 🏆 2002.
Mackie HR824 🏆 1998.
🇺🇸 M-Audio.
• Meyer.
Meyer HD-1 🏆 1990.
🇩🇪 Neumann.
🇯🇵Pioneer.
• OS Acoustics DB7.
🇬🇧 PMC 🏆.
PMC Result6.
🇺🇸 PreSonus.
🇮🇹 RCF.
• Rogers.
LS1.
Rogers LS5/9 Classic SE.
🇯🇵 Roland.
• Samson.
🇮🇳️ Sonodyne.
🇺🇸 🇯🇵 Tascam.
• Tannoy.
PBM 6.5 Monitors 🏆 1988.
Tannoy Monitor Series 🏆 1991.
🇺🇸 Urei.
• Westlake Audio Lc5.75 🏆 2001.
🇯🇵 Yamaha.
MSP10.
Veja Monitores de Estúdio Clássicos.
Monitores de estúdio: comparações
Saiba as características de alguns deles através de comparações.
Baseado no site Estúdio596.com.
Notas:
– Todos 2 vias;
– A= ativo, amplificado;
– W= potência em RMS; potências em RMS;
– Sens.: sensibilidade dB SPL;
– Wf, woofer; Tw, tweeter;
Valores aproximados e não atualizados.
Marca / Modelo | W | F.Resp. | Sens | LF HF |
Notas |
Alesis M1 (A) |
38/23.5 (-10) | 6.5; 1 |
Wf fibra de carbono, tw refrigerado ferro-fluido, 98 | ||
Audix Studio 1A |
100 | 50/18 ( ± 3) | 87 | 6.5; 1 dome |
8 ohm |
Audix Studio 3A |
100 | 47/19 ( ± 3) | 91 | 2×6.5; 1 dome |
4 ohm |
Audix V |
150 | 40/20 ( ± 3) | 87 | 7; 1 |
8 ohm, 7 kevlar, 1 dome |
Audix X |
150 | 40/20 ( ± 3) | 89 | 2×7; 1 |
4 ohm, kevlar e dome. |
Behringer B2031 (A) |
150/ 75 |
50/21 | 8.75; – |
Wf diafragma de policarbonato, Tw membrana titânio refrigerada com ferro fluído, In XLR e TRS R$ 2800 |
|
Hafler M-5 |
Feito para home studio e broadcast, duas vias, blindada. | ||||
Genelec 1029A (A) |
Indicada para estúdio e home R$ 1900 |
||||
Genelec 1030 (A) |
130 | 55/18 | 6.5″; – |
||
Genelec 1030 (A) | 240 | 48/22 | 8″ | ||
Genelec 1031A (A) |
47/22 ( ± 3) | Pico SPL 120dB, crossover eletrônico, circuito de proteção R$ 5500 |
|||
JBL 4206 |
75 | 65/20 ( ± 3) | 87 | 6.5; 1 |
Pure titanium dome; F.Cross 2.8 |
JBL 4208 |
75 | 60/20 ( ± 3) | 89 | 8; 1 |
F.Cros. 2.6 |
JBL 4408A |
100 | 50/20 ( ± 2) | 89 | 8″; 1″ |
F.Cros. 2.5, 8 W |
KRK V8 (A) |
200 | 47/23 | 8; – |
Tw domo, s/r 90dBs, ideal para “Near Field” e “Surround” | |
KRK K-Rok | ##### | ||||
KRK 7000B/BS |
150 | 50/20 ( ± 3) | 91 | 7′ Kevlar/1″ kevlar dome tweeter, 110dB SPL, 8 ohms | |
Makie HR824 (A) |
250 | 39/22 ( ± 1.5) | P10 e XLR. R$ 2400 |
||
RCF MR8 e MR8W |
50/23 ( ± 2) | 93 | 8; – |
Wf carbon fiber, SPL max 118dB, 8 ohm, conector Neutrik “Speakon” | |
Roland DS8 (A) |
120 | Monitor com in digital 24bit/192KHz, circuito bi-amp. (roland.com.br) | |||
Roland DS90A (A) |
Monitor digital de 24bit | ||||
Sanson Resolv65A (A) |
75/ 20 |
6.5; 1 |
Wf popipropileno butílico, Tw cúpula de seda preenchido com fluído de ferro R$ 1300 |
||
Sanson Resolv65 |
Versão passiva da Resolv R$ 850 |
||||
Sanson Resolv120 |
Subwoofer R$ 820 |
||||
Tannoy TDM215 |
##### | ||||
Tannoy System800A(A) |
90/ 90 |
8′; – |
Falante concêntrico de 8 e crossover eletrônico. Indicado gravação e surround. | ||
Yamaha NS10 |
Clássica! Não amplificada. R$ 800 |
||||
Yamaha NS40 |
##### | ||||
Yamaha MSP3 (A) |
30 | 65/22 | 4; 7/8 |
RCA e XLR R$ 1500 |
|
Yamaha MSP5 (A) |
40/ 27 |
40/40 | 5; 1 |
Tw titânio, blindada. Indicada para masterização, estúdios profissionais e home R$ 1300 |
|
Yamaha MSP10 (A) |
120/ 60 |
8; 1 |
Driver titânio R$ 5200 |
||
Yamaha SW10 (A) |
180 | 25/150 (-10) | R$ 3100 |
Monitores: um pouco de história
Veja Monitores de Estúdio Clássicos!
É isso!
Esperamos ter ajudado… e um grande abraço!
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