Tutorial simples de síntese FM e aditiva utiizando o synth TX81Z Yamaha.
Antes, é recomendável que leia o artigo Síntese FM e o Síntese Aditiva.
Artigo de 2008 do site Estúdio596.
Embora o módulo TX81z seja um típico synth FM é possível lidarmos com síntese aditiva. Ela é indicada para alguém iniciante se familiarizar com o aparelho, já que não há modulação. Equivale um simples aditivo de 4 osciladores.
Claro, futuramente você pode buscar aplicar isso aqui em seu FM VSTi predileto.
Nomenclatura Yamaha
Performance, Voice, Operador, Algoritmo (do operador), Parâmetros (do operador; o que inclui volume, frequência…)
Performance
Coleção de programas.
Isto é, um conjunto de instrumentos musicais, cada qual tocado com seu próprio canal de MIDI, volume etc.
O TX81Z tem 8 partes multitimbral. É possível dois ou mais instrumentos terem o mesmo canal MIDI, o que é conveniente para criar texturas, densidade sonora.
Voice
Um instrumento musical: timbre de piano, baixo…
Porém, na instância em que está sendo construído. Neste momento da criação é usado um ou mais OSCs.
Oscilador: 4 (por voice).
Formas de onda: 8.
Voice: uma voice é fornada por 4 OSC.
Operador: 4.
EG: 4. Cada envelope possui attack, decay, release.
Operador
Cada operador é formado por OSC + EG. Ou seja…
operador = OSC + EG
O TX tem 4 operadores. Eles podem ser usados numa variedade de configurações. Uma forma de onda pode ser carrier, modulator ou ainda, uma simples, não modulada.
Parâmetros de operador
Cada um pode-se configurar:
_ Volume. Note que o volume do OSC (out) pode estar levantado e termos zero de som. Isso porque não há o que o modulador modular se o portador for zero. Assim, o volume do portador é o determinante do volume do conjunto.
_ Frequência.
_ Envelope.
_ Forma de onda (OSC).
Operadores (todos)
Pode-se ajustar via Edit Voice, Function.
_ LFO (saw up (saw tooth wave), square, triangle, S/Hold (sample & hold); speed, sync, delay…)
_ Portamento.
_ Pitch Bend.
Algoritmo
Há 8 algoritmos no TX, e cada algoritmo é um arranjo de operadores.
Carrier = carregador, transportador. portador, portadora; onda portadora.
Modulator = modulador.
Algoritmo1: 1 carrier e 3 modulators; ou seja, 4 modula 3, que modula 2, que modula 1. Algoritmo2: 3 e 4 modulam 2; 1 é portador. Algoritmo3: 4 modula 1; 4 modula 3; 2 modula 1; 1 é portador; Algoritmo4: 3 modula 1; 2 modula 1; 3 modula 1 e 2; 4 não modula 1; 4 modlua 1. Algoritmo5: 1 e 3 somados, ou seja, são portadores. 2 modula 1; 4 modula 3. Algoritmo6: 3 carriers e o 4 é o modulator, o qual modula os outros três. Ou seja, um dois e três estão somados. Algoritmo7: 1 e 2 somados; 3 modulado por 4. Algoritmo8: 4 carriers, 0 modulator. Sem síntese FM. Há somatório dos 4 OSCs, configurando uma additive synthesis porém simplificada.
Síntese aditiva no TX81z
Para fazer uma síntese FM simples é preciso 2 operadores.
Aqui, porém, vamos fazer um simples órgão, mas aditivo.
Algoritmo Utilize o de número 8. Neste não há FM devido não haver modulação, e sim soma de osciladores. Note no gráfico que eles estão em paralelo, um ao lado do outro.
Lendo a seta que surge no display do TX81Z: ela sempre aponta para o portador. Leia assim:
4 → 3 lê-se "4 modula 3" 2 → 1 lê-se "2 modula 1"
x
Edit Frequency O parâmetro CRS (coarse) no modo ratio permite determinar a afinação de cada OSC.
Se osc1 (OP1) é 1.00 e osc2 (OP2) é 2.00, então um OSC toca com x frequência e o outro com o dobro dela.
Para criarmos o órgão OP1 deve ter x frequência, OP2 2x, OP3 4x e OP4 8x. “
[oes: tit ?]
Veja também:
○ Curso Síntese Sonora Ilustrada.