Front end, back end e full stack

Entenda de forma bem simples! Que linguagens têm haver com o que, profissionais…

Os termos Front End ou Back End developer sao formas de diferenciar onde uma pessoa que programa acaba se especializando.

Front-end refere-se ao lado do cliente, parte do cliente, a parte que aparece no navegador pro usuário. Profissional produz, projeta, constrói páginas web; para um site ou aplicativo da Web, incluso interfaces por exemplo. E back-end refere-se a parte do servidor. O profissional dinamiza o site.

Abaixo vamos desvendar mais esses termos, inclusive full stack.

Front-end?

Em suma é toda a parte visual de um site (ou app) na qual o usuário interage diretamente. O desenvolvedor front-end é responsável por desenvolver códigos para a interface gráfica.

Assim sendo, as linguagens HTML, CSS e JavaScript são as principais desse mundo front-end. Outra qualidade técnica é saber utilizar bibliotecas _e mesmo frameworks como Angular e ReactJS.

Outro ponto relevante é que o desenvolvedor front-end tenha uma noção básica de como funciona a parte back-end, pois os códigos produzidos serão conectados diretamente a essa área; então, leia abaixo!



O que é back-end?

É tudo que se relaciona com o que está por trás das aplicações criadas, ou seja, o que fornece estrutura e apoio às ações do usuário. Noutras palavras, é a parte do programa que “roda” no servidor, que está por trás de um servidor _sendo a camada que não pode ser vista.

Ainda sim não se espante se a turma do back-end trabalhar em parceria com o pessoal do front-end; afinal, são todos programadores!

Temas como banco de dados ou segurança das informações fazem parte do cotidiando de um profissional de back-end. Quanto as principais linguagens que se deve dominar estão incluídas PHP, C#, Java, Ruby e Python.

E eis a boa notícia se você já conhece JavaScript: o Node.js!
Isso porque o Node é um ambiente JavaScript intimamente ligado ao servidor. Ou seja, JS no servidor. Assim, se JS não é mais novidade pra vocễ, então pode começar a pensar em entrar no mundo do back-end pelo Node.

Desenvolvedor full stack

É um desenvolvedor de conhecimento multidisciplinar _e a procura por esse tipo de profissional é cada vez maior.
O desenvolvedor full stack tem se destacado na área de TI (Tecnologia da Informação) por atuar em front-end e back-end.

Conhecimento em tecnologias como SQL, por exemplo, fazem parte desse mercado de trabalho.

Tendo visão ampla o profissional full stack pode oferecer um projeto completo. E por outro lado, as empresas tendem a procurar ele quando precisam de alguém que conhece todos os processos.

Além do conhecimento técnico, é necessário ter habilidade pessoal para conseguir trabalhar sob pressão; e mesmo o senso crítico é conveniente.
Convenhamos, ter iniciativa e ser autodidata são qualidades positivas pra qualquer um, ainda mais um desenvolvedor full stack.

Assim, para se tornar um deles é preciso estudar bastante, inclusive se mantendo atualizado. Se sentir motivado a encarar novos desafios também é bem-vindo; o que pode ser, por exemplo, aprender uma linguagem desconhecida como parte da sua rotina de trabalho.

Então é isso!
Compartilhe este artigo em suas redes sociais e colabore para que amigos entendam a diferença entre front-end e back-end!

\o/


Aprenda Programação - HTML - JS - CSS

Veja também:
Curso Síntese Sonora Ilustrada.
[oes: tit !]