Síntese aditiva e sampler

Artigo do site Estúdio596 sobre o básico de síntese aditiva, usando o soft da NI.

Olá!

Yamaha TX16W Yamaha TX16W.
Ao adquirir um sampler TX16W (aliás, com um amigo, pois não foi muito barato!) comecei a usar…e observar certas coisas.

Bem, antes de qualquer coisa (exceto ligar “o power“) era preciso carregar na memória o sistema operacional (sim, era preciso carregar isso também!) e os samples. Tudo feito através de disquetes (hoje, artigo de museu… um TX16W também! Detalhe: demora, talvez mais de 1min!

Terminado o processo, se bem me lembro tínhamos na memória (do sampler!) uma ondas (senoide, dente-de-serra… talvez outras). E com elas alguns timbres. Timbres em si e não mera ondas puras transpostas pelo teclado. É óbvio que eu pesquisava toda a configuração dum determinado som pra ver qual onda fora usada, bem como parâmetros de EG, LFO, etc.

Notei que um timbre podia ser criado usando o mesmo sample de onda redonda, porém eram várias e cada uma com um determinado volume, EG, etc. Logo comecei eu mesmo, usando uma única onda, criar vários sons. Sem saber estava fazendo síntese aditiva, de forma simples, claro.

Esse tipo de síntese consite exatamente em “pegar” várias ondas redondas e tocar todas elas juntas, como se fosse um DJ com uma mesa de 8 canais e em todos eles a única “música” em cada canal é um som de onda senoidal. Claro, há mais detalhes! Cada um desses canais da mesa equivale ao oscilador, que obviamente contém a onda; associado a ela há afinação, envelope, volume…

Parece simples mas é um tipo de síntese complexa. A começar que cada uma dessas 8 ondas do nosso exemplo é o que se chama de harmônico. Como um timbre é composto de dezenas de harmônicos, na verdade estamos criando sons pela manipulação de cada um deles individualmente.

A forma aditiva também pode ser feita num synth FM, como o TX81Z.

TX16W – alguns termos

TX16W Digital Wave Filtering Sampler seria o “nome completo” desse sampler, e está relacionado com filtro digital. A título de comparação, o Akai S900 era filtro analógico.

CPU 68000.

As suas ‘instâncias‘ de funcionamento são:

WAVE – a amostra truncada e em loop.
FILTER – uma configuração de filtro digital.
TIMBRE – a onda com configurações de filtro, LFO e envelope.
VOICE – um arranjo de timbres no teclado.
PERFORMANCE – uma combinação de vozes.

 

[oes: tit ?]


Aprenda Programação - HTML - JS - CSS
Veja também:
Curso Síntese Sonora Ilustrada.

Deixe um comentário